sábado, 18 de junho de 2016

POMBINHA DIAMANTE

A Rolinha Diamante (Geopelia cuneata) é uma das espécies mais pacíficas entre as rolinhas, e pode ser criada num viveiro misto, em recinto fechado, sem quaisquer problemas.

Tamanho

Aproximadamente 18 a 20 centímetros

Alimentação

Painço, alpiste e misturas de sementes para aves tropicais de pequeno porte. Além disso, de vez em quando, pode dar-lhes verdura, milho, painço italiano e semente germinadas. Deve proporcionar sempre a estas aves um recipiente com areia, para que possam ingerir as quantidades necessárias. As Rolinhas Diamante bebem relativamente pouco.

Identificação Sexual

Um olhar especializado é capaz de detectar que, principalmente durante a época de gestação, a cor da auréola que rodeia os olhos dos machos é mais brilhante do que a das fêmeas.


Instalações

As Rolinhas Diamante podem perfeitamente ser criadas tanto num viveiro ao ar livre como num viveiro em recinto fechado. Como as aves não trepam, é mais importante que as gaiolas sejam amplas do que sejam muito altas. Também podem ser criadas em gaiolas.


Rolinhas Diamante aglomeradas

Ambiente

Esta espécie de rolinha é muito robusta. No entanto, em condições meteorológicas rigorosas, as aves devem ser retiradas para um abrigo noturno bem arejado e que proteja da geada.

Características

Manifestam comportamentos exemplares em relação a outras aves de menor porte, como os bicos-de-lacre. Durante a época de gestação, os machos desta espécie de rolinhas podem por vezes brigar entre si. Por isso, deve sempre alojar um par de rolinhas diamante por viveiro, ou dois pares caso o viveiro seja suficientemente espaçoso.


São aves calmas, raramente se banham, mas quando isso acontece, gostam de se molhar à chuva. Se o tempo se mantém seco durante muito tempo, pode borrifá-las com um borrifador de plantas por meio de um jato muito fino. As rolinhas diamante são verdadeiras adoradoras do sol. Também gostam de debicar a forragem espalhada pelo chão do viveiro.


Reprodução

É recomendado colocar ninhos em diversos pontos do viveiro. Eles devem ter pelo menos 12x12 centímetros e uma altura de aproximadamente 5 centímetros.


Estas aves preferem ninhos em estrutura de arame ou caixa semi-abertas. O ninho é feito de todo tipo de material como feno e galhos. Também pode ser usado ninhos para Canário Belga, de tamanho grande, encontrados em lojas especializadas. Antes, durante e após a época de gestação, as aves tem uma necessidade carecida de alimentos a base de ovos. As Rolinhas Diamante botam cerca de 2 a 4 ovos.


Ninho com ovos de várias Rolinhas Diamante

Os pais repartem a responsabilidade de incubação dos ovos, o que dura aproximadamente 12 a 13 dias. Durante os primeiro dias de vida, a fêmea alimenta as crias de lente de pombo. Posteriormente, o macho também colabora. A plumagem começa a surgir entre 12 ou 14 dias de vida, mas ainda não estão preparadas para cuidar de si próprio de uma forma adequada, continuando ainda por algum tempo a ser alimentadas e crias por ambos os pais.

Um bom casal criador, estando em boas condições, pode criar 2 a 3 ninhadas por ano.

Mutações

Além das Rolinhas Diamantes com plumagem com a coloração características, existem também em tom de ágata. Existe também uma mutação de dorso branco, que pode apresentar combinações com diversas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário