TIÊ SANGUE

         O Tiê Sangue é uma ave muito bonita que faz parte de nossas belezas naturais, conhecida também como sangue-de-boi, tiê fogo ou tapiranga se originaram na América do Sul ocorrendo bastante em cidades como Paraíba e Santa Catarina, é impossível passar sem percebemos por nossos olhos. Sua vasta beleza se deve principalmente graças a plumagem vermelha brilhante o que caracteriza os machos adultos. As asas são parcialmente pretas bem como o bico e possuem um detalhe branco na base da mandíbula. Já as fêmeas possuem um vermelho mais discreto, sendo um vermelho mais puxado pro marrom.
  Alimentam-se principalmente de frutas, e se encontram disponível, não dispensam vermes, insetos ou pequenos artrópodes. São encontrados em encostas de florestas, capoeira baixa, plantações e árvores frutíferas como pomares. Vivem em grupos com no máximo 10 indivíduos, sendo que a proporção de machos para fêmeas é 1:4. Essas aves têm em torno de 19 cm de comprimento e 31 g. Devido a sua beleza são muito vulneráveis a caça e decorrente tráfico de animais silvestres ainda não estão na lista de extinção. A reprodução dessa espécie ocorre nas estações quentes do ano, e são colocados de 3 a 4 ovos que com 18 dias eclodem e passam a viver com o grupo.
   O canto deles não é um dos mais bonitos, porém lhes é característico eles repetem o som que dá origem ao nome da espécie. Hoje é mais comum de encontrá-lo em cidades grandes como São Paulo em parques e praças. Vale lembrar que o Tiê deve ser adquirido de um local que tenha registro no IBAMA e possa exercer a comercialização, animais que são retirados da mata é considerado crime além de o animal facilmente morrer em questões de dias já que não recebem as mínimas condições de sobrevivência.