DIAMANTE DE GOULD

O Diamante-de-gould é um pássaro classificado como Passeriformes e seu nome científico é Chloebia Gouldiae. Sua origem é Austráliana. Este pássaro é muito procurado para ser um animal de estimação por sua beleza em cores. Suas cores predominantes são roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho.
O Diamante macho tem o brilho mais forte que o brilho da fêmea facilitando assim a distinção de sexo. O nome deste pássaro é uma homenagem a Elizabeth Gould que foi esposa do ornitólogo John Gould o qual descobriu esta espécie e estou a fundo suas características.
Cores e Variações do Diamante Gould
O pássaro diamante gould possui três variações de cores nas suas cabeças.
cabeça-vermelha, cabeça-preta, e cabeça-laranja.
Seus corpos determinam suas mutações sendo possível encontrar ainda hoje novas mutações sendo criadas. As cores mais comuns são os verdes, os amarelos e os azuis. O diamante gould, quando nasce possui uma cor de acordo com a sua mutação e ficam sem penas até no máximo 12 dias.
Dizem que as fêmeas possuem um menor brilho e caudas menores para ficarem mais camufladas nos ninhos durante o período de incubação, e os machos mais brilahntes coloridos, para chamar atenção de predadores, oferecendo assim maior segurança para os filhotes.
Características e Comportamento
São pássaros dóceis e sociais, podem viver com várias espécies diferentes e na época de criação eles utilizam qualquer ninho disponível para atingir o que desejam. Estes pássaros são silenciosos e possuem um canto bem baixo e agradável. Vivem normalmente longe dos homens na natureza mas se acostumam com a nossa presença facilmente. Durante 3 meses voce vai notar que eles vão se acomodando em seu novo ambiente e após um ano voce vai notar que eles estão bem confortáveis com a sua presença.
Estes pássaros Medem normalmente de 12 a 14 cm e seu período de incubação é de 14 dias. Os filhotes saem do ninho após 21 dias e desmamam por completo com 50 dias. Existem variações nestes números pois cada casal determina quando o filhotes já está pronto para se alimentar sozinho.
Durante a fase de reprodução o macho corteja a fêmea utilizando uma dança muito particular e impressionante de se ver. Ele fica ao lado da fêmea abaixa e balança a cabeça por uns 10 segundos e logo após, começa a pular com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea. Isso acontece com bastante frequencia e principalmente em locais onde exista abundância de alimento. As
fêmeas colocam de 6 a 8 ovos a cada ciclo. O casal reveza o chocar os ovos, e cuidam dos filhotes após o nascimento.
Apenas casais adultos que nunca foram permitidos desenvolver estes atributos é que não conseguem criar seus filhotes.