TUCANO ARAÇARÍ


 

          Os Tucanos e Araçaris, que pertencem a família Ramphastidae, são aves arborícolas restritas ao neotrópico, distribuindo-se desde o México até a Argentina. São facilmente reconhecidos pelo enorme e colorido bico, cujo comprimento pode exceder ao do corpo, como no caso do Tucano Toco (Rhamphastus toco).


Eles são basicamente frugívoros, alimentando-se principalmente dos frutos das figueiras e goiabeiras. Gostam de coquinhos de palmeiras e dos frutos da pimenta malagueta. Possuem um papel importante na dispersão de sementes pois regurgitam caroços e pelotas com sementes ilesas.
Os Araçaris são mais vegetarianos porém, ao contrário do que algumas pessoas pensam, os Tucanos também são carnívoros gostando de insetos (cupins, grilos, cigarras, etc)e com ajuda do seu longo bico chegam a predar ovos ou filhotes de outras aves.
Os Tucanos e Araçaris vivem em bandos e quando o sol se põe voam para certos lugares onde dormem juntos em troncos ou buracos de árvores. Reproduzem-se na primavera e no verão fazendo seus ninhos em buracos ou fendas já existentes nas árvores. Fazem a postura de 2 a 4 ovos sendo que o período de incubação é de aproximadamente 18 dias. Os filhotes são alimentados tanto pela fêmea como pelo macho oferecendo vários insetos que são ricos em proteína, fundamental para o crescimento deles. Os filhotes saem do ninho com 1 mês de vida onde começam a se alimentar sozinhos.
No folclore brasileiro há uma lenda na qual o Tucano foi ridicularizado, pois diz-se que com seu enorme bico queria ser o rei dos alados. Escondeu-se no interior do tronco de uma árvore, deixando apenas o bico aparecer. Pelo tamanho do bico os animais o elegeram rei, achando que ele seria enorme, porém quando ele saiu do buraco o Sabiá gritou: “Ora bolas, é só nariz”, deixando-o envergonhado.
O Setor de Aves do Zoológico de São Paulo está com alguns programas para a reprodução de aves em cativeiro, entre eles o de Ramphastídeos (Tucanos e Araçaris). Este programa envolve a construção de novos recintos, ainda este ano, na área de exposição para que assim o público possa admirar de perto estas belíssimas aves.